VIGILÂNCIA AMBIENTAL REALIZA TESTAGEM RÁPIDA PARA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO ALTO DA BELA VISTA

Publicado em 11/02/2021 às 12:30 1295 Visualizações

A secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de vigilância ambiental, realizou no bairro Alto da Bela Vista uma amostragem com testagem rápida para animais com suspeita de Leishmaniose Visceral Canina (LVC).
A ação, realizada pelo Agentes de Combate às endemias, se deu em razão da alta incidência de casos no local, em 2020, onde ocorreram 3 eutanásias em animais positivados tanto no teste rápido como no teste de Elisa realizado no Lacen do estado da Paraíba.
O diagnóstico clínico da LVC é difícil de ser realizado devido à variedade de sintomas da doença. Além disso, os animais podem permanecer assintomáticos por toda a vida ou desenvolver sintomas após períodos que variam de três meses a alguns anos, daí a importância da testagem em massa.