SCFV E ESCOLA CARLOS ALBERTO REALIZAM CULMINÂNCIA DE PROJETO ALUSIVO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Publicado em 01/12/2022 às 09:00 828 Visualizações

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a escola municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira realizaram a culminância dos projetos alusivos ao Dia da Consciência Negra. Os eventos contaram com apresentações culturais, danças, poesias e cordéis, palestras, rodas de conversa e outras atividades, envolvendo os usuários do programa e os alunos da instituição.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, assim como também analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. A música, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.
O Dia da Consciência Negra é tradicionalmente celebrado no dia 20 de novembro, data em que faleceu Zumbi de Palmares, o mais importante líder e símbolo da luta dos negros contra a escravidão, que morreu defendendo a sua comunidade e lutando pelos direitos do seu povo.