PRINCESA REALIZA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA

Publicado em 26/10/2023 às 09:21 326 Visualizações

Na última segunda-feira (23) foi realizada, no auditório da Casa Adriano Feitosa Cavalcante, a I Conferência Municipal da Cultura, com o tema “Princesa: um território de diálogo cultural”.
Na ocasião, foram discutidos 3 eixos temáticos e, a partir deles, foram suscitadas as demandas locais, como por exemplo, a união das diversas linguagens artísticas no município, a mediação entre a gestão e os grupos culturais, documentação de acordos, elaboração do Plano Municipal de Cultura, criação de editais de fomento a nível municipal, ampliação do acesso democrático da cultura por meio de Fóruns, Gts e comitês, entre outros. Além disso, estruturar o Conselho de Cultura de patrimônio e tombamento; Criar a Feira Cultural Anual; Valorizar e capacitar os grupos culturais; Criar cooperativas e associações de produção cultural; Solicitar a criação dos Fundos Regionais de Cultura; Criar uma casa da Cultura; Cadastrar e disponibilizar uma lista com todos os fazedores de cultura; Contratar oficineiros de cultura local para as escolas, entre tantos outros.
Na conferência foram eleitos, também, os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, em Campina Grande: Joelma Muniz, Rosilene Leonardo e Emmanuel Arruda, da sociedade civil, e Lucinaldo Feitosa e Sandro Mandu representando o governo municipal.
O evento contou com a participação do prefeito Ricardo Pereira e do Vice José Casusa, do presidente da Câmara Ednaldo de Melo, do Secretário de Estado da Cultura Pedro Santos, da representante do Ministério da Cultura Thays Moura, dos vereadores Iram Carneiro Pinto, Naldinha Morais e Romério Braz, secretários, diretores e auxiliares de governo, além de artistas, representantes de grupos locais e agentes culturais.

Prefeitura de Princesa Isabel - Nada supera o trabalho!