SECRETÁRIA FALA SOBRE ESTABILIDADE DA COVID-19 EM PRINCESA: “PRECISAMOS SEGUIR FIRMES NO COMBATE”

Publicado em 09/07/2020 às 12:00

A secretária municipal de saúde de Princesa Isabel, Nininha Lucena, falou na manhã desta quinta-feira (09) sobre o combate à disseminação do novo Corona Vírus no município. Já são mais de 100 dias numa luta intensa contra um inimigo invisível que já infectou mais de 1,7 milhão de brasileiros e levou a morte mais de 68 mil pessoas no país – segundo dados atualizados até 08/07/2020.
Princesa Isabel registrou, até ontem, 45 casos da Covid-19. Destes, 40 já se recuperaram da doença, três foram a óbito e 2 estão em processo de recuperação em isolamento domiciliar. Portanto, tecnicamente, o município tem 2 casos ativos da patologia, com 59 casos em investigação.
Nininha Lucena fez um breve balanço das ações desenvolvidas nos últimos meses, como, por exemplo, a formação do Comitê Gestor da Crise, composto por membros da sociedade e entidades, os decretos que seguiram a orientação da Organização Mundial da Saúde, a aquisição de EPI’s para servidores que estão trabalhando na linha de frente desta pandemia, o empenho dos servidores da Saúde, desde a Rede de Atenção Primária ao Hospital Regional, barreiras sanitárias, Demutran, PM, Corpo de Bombeiros, seguranças, igrejas, a distribuição de kits de antissepsia para gestantes e idosos, a estratégia eficiente de imunização contra a Influenza em grupos prioritários, a desinfeção de ambientes de fluxos, aquisição de lavabos públicos, as campanhas educativas e principalmente a participação da sociedade em tudo, trouxeram uma certa estabilidade no avanço da Covid-19, em Princesa. “Precisamos estar firmes. A pandemia ainda avança muito no Brasil. Temos uma certa estabilidade no município que é resultado de todas as ações conjuntas entre governo, Comitê e sociedade. Já temos notícias que alguns municípios brasileiros zeraram casos ativos da Covid-19. É possível acontecer isso em Princesa também. Depende de cada um de nós. Vamos continuar com os cuidados básicos, máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, essas medidas são eficazes” – disse.