I ENCONTRO ESTADUAL DE TRIAGEM NEONATAL ACONTECE EM JOÃO PESSOA; PRINCESA ISABEL PARTICIPA

Publicado em 13/06/2023 às 09:29 580 Visualizações

Acontece em João Pessoa – PB, o I Encontro Estadual de Triagem Neonatal. O avento está sendo realizado no auditório da Universidade Federal da Paraíba e tem o objetivo de atualizar as diretrizes da triagem e oferecer aos profissionais responsáveis em todo estado conhecimentos mais aprofundados sobre as novas diretrizes. O município está sendo representado pela técnica responsável pela triagem no Hospital Regional de Princesa Isabel, Dilvanice Medeiros dos Santos.

Triagem Neonatal – Teste do Pezinho

Exame gratuito e obrigatório, feito a partir da coleta de sangue (calcanhar do bebê ou periférico) que permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível, bem como a morte.
Atualmente as 6 doenças triadas são Deficiência de Biotinidase, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Hipotireoidismo Congênito.
Em 26 de maio de 2021, foi sancionada a Lei Federal nº 14.154, que altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho, a qual amplia o número de doenças triadas.
Fiocruz – Ministério da Saúde