08 de Setembro - Dia Internacional da Alfabetização

Publicado em 08/09/2023 às 14:19 477 Visualizações

Criado em 1967 pela ONU – Organização das Nações Unidas, através da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Dia Mundial da Alfabetização destaca a alfabetização como caminho para um futuro promissor e igualitário. Em Princesa Isabel, município pioneiro no estado da Paraíba com a implantação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, assinado com segmentos religiosos, empresarias e Poder Legislativo, em 2022, a alfabetização se destaca como prioridade absoluta desde 2017 com cooperações pedagógicas do governo do estado, através do Projeto SOMA, posteriormente substituído pelo Integra Paraíba, Alfabetiza Mais Paraíba, Fundação Lemann, Associação Bem Comum, Programa Educar pra Valer e, principalmente, os esforços desmedidos dos profissionais, famílias, alunos e governo municipal.
Hoje ocupamos o primeiro lugar no IDEB nos anos iniciais entre os 223 municípios da Paraíba, o quarto melhor lugar nos anos finais do ensino fundamental, somos o primeiro lugar no Brasil entre os municípios assessorados pela Fundação Lemann e temos um dos melhores índices de fluência em leitura do país. Nossa responsabilidade segue transformando presente e futuro dos 2.800 alunos da Rede Municipal de Educação.
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
Nada supera o trabalho!